Aproveitar os Airdrops de criptomoedas. Porque não?

Aproveitar os Airdrops de criptomoedas. Porque não?

Maio 17, 2019 0 Por Gonçalo Mendes

Aproveitar os Airdrops de criptomoedas. Porque não?

Os Airdrops de criptomoedas são uma espécie de amostras grátis de um determinado token que é distribuído de diferentes maneiras.
Esta estratégia também pode ser considerada uma estratégia de marketing, já que seu objetivo é geralmente divulgar um certo produto, moeda ou troca no mundo das moedas criptografadas. Ultimamente esta estratégia tem-se tornado cada vez mais importante devido às várias redes sociais, em especial o Facebook, Twitter e Telegram.

As Airdrops são o analógico criptográfico para amostras grátis.
Os projetos, em fase de lançamento, muitas vezes, dão uma pequena quantidade de tokens gratuitos aos participantes, a fim de divulgar o projeto.
Desde agosto de 2017, quando o número médio de Airdrops mensais era de dois, tem-se asistido a um incremento substancial nesta prática. Hoje, esse número é, em média, de 5 por dia.
Os valores envolvidos são variáveis e as “obrigações” dos participantes também. Alguns exigem apenas um simples registo. Outros pelo contrário, implicam a divulgação nas redes sociais e uma verificação do perfil, com prova de existência.
Desde meia dúzia de dólares, em tokens, até algumas centenas, os desafios são muitos, criando oportunidades para quem estiver atento e disponível para, de uma forma regular e persistente, seguir as ofertas que aparecem continuamente.

Como se preparar para os Airdrops

Para ser um beneficiário de um Airdrop, existem algumas ferramentas que convém preparar.

1. Carteira Ethereum

Possuir uma carteira Ethereum com endereço pessoal compatível com o ERC20 é imprescindível para poder participar em quase todos os Airdrops. A maioria dos desafios estão, em geral, associados a tokens ERC20, só podendo, por isso, ser depositados numa carteira Ethereum. Algumas das melhores carteiras para usar neste caso são e MyEtherWallet e MyCrypto.

Uma carteira Ethereum Wallet deve estar ativa e deve ter, pelo menos, uma pequena quantidade de ETH, condição indispensável para poder movimentar os tokens que serão depositados. Para os mais distraídos, o Ethereum é uma espécie de autoestrada onde correm muitos tokens. Para que esses tokens possam andar têm de pagar uma taxa. Essa taxa é cobrada em ETH.
Além disso, é condição fundamental que o utilizador seja possuidor das chaves secretas da sua carteira.
Uma outra regra fundamental é nunca usar neste tipo de operações os endereços ETH de Exchanges.
Cada utilizador tem de certificar-se que tem o pleno controlo da sua carteira e dos seus endereços. Sem isso, perdem-se os tokens.

2. Contas Telegram e Twitter

O Telegram emergiu como um dos meios preferidos de comunicação para a maioria dos projetos de blockchain. Dito isso, um projeto pode exigir que as pessoas tenham contas do Telegram e sigam suas contas para poderem receber tokens gratuitos num Airdrop.
Ter uma conta no Twitter é também uma condição fundamental. Quase tudo passa por aí.

3. Outras redes sociais

Alguns Airdrops vão mais além nas suas exigências e alargam o leque a diferentes redes sociais, nomeadamente: Facebook, Reddit, Instagram e Linkedin. Convém estar preparado para o caso. Se ter conta no Telegram e no Twitter é condição indispensável, estar presente nas outras redes sociais permite alargar o leque de possibilidades e ganhar muitos mais tokens.
Ter um blogue ou publicar em plataformas especializadas, como a Medium, também ajuda.

Conclusão

Como em tudo, todos os cuidados são poucos. Há muitos ladrões à solta e há que seguir algumas regras básicas para não ser enganado. Antes de iniciar o processo de adesão, convém visitar o site do projeto e as suas contas nas redes sociais, para verificar se o prometido está plasmado oficialmente. Seguindo por aí é possível filtrar a informação e distinguir os bons projetos e mais facilmente detetar os sites fraudulentos.
O mesmo princípio se aplica a quem no Telegram ou no Twitter se apresenta como administrador do projeto. Confira tudo. Uma outra regra fundamental, nunca enviar dinheiro para participar num Airdrop. Dinheiro enviado é dinheiro perdido.