Cryptoescudo: uma moeda digital para Portugal

Cryptoescudo: uma moeda digital para Portugal

Janeiro 19, 2015 0 Por Gonçalo Mendes

Há já algum tempo que o Cryptoescudo (CESC) entrou no mercado das criptomoedas, tentando cativa a atenção dos aficionados do dinheiro digital, com uma proposta para uns surreal, mas para os seus criadores simplesmente ambiciosa. Dirigido em especial aos portugueses, a exemplo de outras criptomoedas nacionais que ganharam algum peso ao longo dos últimos dois anos, o “CryptoEscudo é uma cryptomoeda descentralizada, livre, que todos podem criar e usar em rede.”
Até aqui nada de novo, já que segue princípios semelhantes a outras moedas digitais que, apesar da crise que neste momento se está a fazer sentir nos valores de cada uma, em especial no Bitcoin, continuam a aparecer quase coo cogumelos.

CESC

Objetivos do CryptoEscudo

1

Criar uma comunidade nacional e internacional de utilizadores do CryptoEscudo (pessoas e empresas) como uma forma de pagamento substituta das notas ou dos cartões bancários e como forma de poupança, possível de se iniciar através de uma progressiva definição do seu câmbio em relação ao euro e evoluindo positivamente em função de um crescente número de participantes.
O interesse e participação de todos, tem o potencial para fazer valorizar progressivamente o CESC e levá-lo a ser adotado como forma de pagamento, iniciando o caminho de uma paridade pretendida de 1000€ = 1CESC, o que poderá demorar entre 5 a 25 anos.

2

Distribuir uma parte de todos os CryptoEscudos que poderão ser criados pela rede, por todos os portugueses quer estejam no país ou no estrangeiro e estimados em até 15 milhões. Serão entregues 15 CryptoEscudos a cada português que possa provar que o é e, o qual, segundo os registos mantidos, ainda não os tenha recebido. Um complexo e demorado processo que será iniciado em 25 de Abril de 2014. Pretendemos e acreditamos, que com a distribuição progressiva do CryptoEscudo a todos os portugueses, seja criado um interesse crescente na divulgação e utilização da moeda assim como na ligação à sua rede global de sustentação de transações e mineração.

2

Conseguir, num prazo de 5 a 25 anos, fazer valorizar o CryptoEscudo progressivamente até, pelo menos, 1000 Euros. Valorização suficiente para conseguir pagar a totalidade da dívida pública portuguesa que rCesc versoonda 220 000 000 000 de Euros no momento do lançamento do CryptoEscudo, uma dívida pública que corresponde a mais de 20 000 Euros por português. O CryptoEscudo pretende usar os comportamentos dos mercados globais para gerar e valorizar a cryptoriqueza necessária para pôr fim, definitivamente, a um problema que nos ameaça a todos. Uma parte de todos os CryptoEscudos possíveis de criar ficarão reservados para este objectivo.

 

Valor triplicou nos últmos 90 dias.

Se os objetivos da moeda digital portuguesa então perfeitamente definidos, como conseguir amealhá-la?
O projeto foi concebido para vir a criar um total de 1 000 000 000 CryptoEscudos (CESC). 45% desta quantidade será pré minerada. Quer isto dizer, que esses 45% serão criados antes de todos os outros CryptoEscudos poderem ser minerados pelos utilizadores ativos da rede. Os 45% pré minerados têm 3 finalidades:

  1. 220 000 000 CESC, antidos em reserva com o objetivo a liquidação da dívida pública portuguesa quando atingida a paridade 1000€ = 1CESC, o que demorará vários anos.
  2. 225 000 000 CESC dDivididos pelos portugueses. Num processo que já se iniciou em A abril do ano passado, serão entregues 15 CESC a cada português mediante a apresentação de uma identificação.
  3. 5 000 000 CESC para a execução e suporte do projeto. Usados, para viralizar, promover, desenvolver e manter o projeto das formas que sejam necessárias ao longo dos próximos 25 anos.
  4. 550 000 000 CESC disponíveis na rede do CryptoEscudo para serem minerados durante os próximos anos por quem o queira fazer.

Por isso mão à obra.

Bem… o poeta dizia, e bem, que o sonho comanda a vida. Por isso, sonhemos.
Como nem só de sonhos vive o homem deixo aqui um gráfico que regista a evolução do valor do CESC ao longo dos últimos 90 dias, retirado de um dos principais sites que regista em permanência a oscilação do mercado das moedas digitais:
Cryptoescudo evolucao

Ver o site do Cryptoescudo: http://cryptoescudo.org/