Dez formas para investir em criptomoedas sem gastar 1 cêntimo

Dez formas para investir em criptomoedas sem gastar 1 cêntimo

Junho 4, 2019 0 Por Gonçalo Mendes

Há diferentes formas de amealhar dinheiro digital, sem gastar do nosso próprio dinheiro, ganho no nosso trabalho no dia a dia.
O futuro escreve-se hoje em cupões. Por uma questão de uniformidade e tendo em conta a universalidade do conceito, vamos substituir a palavra cupão por token, com todas as suas potenciais variantes, mesmo que elas não sejam reconhecidas, ainda, pela língua portuguesa.
O futuro é tokenizado e já chegou.
Seja a navegar na web, “pesquisando”, ouvindo rádio, vendo videos, respondendo a pequenos inquéritos, escrevendo nas redes sociais ou até mesmo falando com os amigos – é hoje possível acumular tokens que, depois podem ser trocados por dinheiro vivo.

De grão em grão…

O aproveitamento destas plataformas constitui a forma mais fácil e, digamos, menos dolorosa, de entrar neste mundo, compreender o seu funcionamento e começar a acumular valor, em vez de gastar o dinheiro ganho arduamente e sem comprometer o orçamento familiar.
De alguma forma todos temos direito a saber que não é preciso arriscar o próprio dinheiro para dar os primeiros passos nas criptomoedas e que é possível ganhar algumas em vez de as comprar. “De grão em grão enche a galinha o papo” será assim o ditado popular mais adequado para esta estratégia de encher o mealheiro
Para quem não tiver paciência, é óbvio que este não é o caminho, mas cada um é livre de escolher. Sem dramas.
Todas as ferramentas que sugiro funcionam e estão a ser usadas por mim ou, no mínimo, foram testadas.
Aqui estão dez alternativas que lhe permitem ganhar criptomoedas gratuitamente:

1. Brave – Ganhar navegando no Brave
2. Bitrad.io – Amealhar ouvindo rádio
3. Publish0x – Ganhar publicando e lendo textos
4. Presearch –Ganhar nas pesquisas do Google
5. Sweatcoin – Ganhar andando a pé
6. Library-LBRY –Ganhar por publicar e por ver videos
7. Cindicator – Ganhar fazendo previsões sobre a evolução dos mercados: Cripto e tradicionais
8. Bounty0x – Ganhar fazendo pequenas tarefas
9. Vite Wallet – Ganhar visitando diariamente a aplicação
10. Airdrops  – Ganhar participando em Airdrops

Há muitas outras formas, mas penso que estas são das mais interessantes, dependendo do gosto de cada um. De qualquer forma convém sempre encarar a questão com a mentalidade de um investidor .
Mesmo que estas ferramentas sejam gratuitas não tendo custos paor participar, há algum que é preciso sempre dar: tempo. E o tempo é, por si só um investimento.
Dependendo do aplicativo, as recompensas podem ou não valer a pena o esforço, em especial se procuramos recompensas instantâneas.
A maioria destas plataformas paga com os seus próprios tokens, alguns deles com um valor muito baixo, mas, o que é importante é considerar o seu potencial RDI, ou seja Retorno de Investimento, na sigla em inglês ROI potencial (Return on Investment), mesmo que o que estejamos a gastar seja apenas e só tempo.

Pensar como um Investidor

Se nos colocarmos no ponto de vista do investidor, temos de pensar a longo prazo e não apenas na gratificação instantânea.
Então, quando você olha para o seu ROI, verifique …
– Qual é o esforço necessário para usar este aplicativo;
– Como é que isso isso se encaixa na nossa vida;
– Se realmente acreditamos que este projeto (e o seu token) será bem sucedido e aumentará em valor ao longo do tempo, e permitirá recolher uma boa recompensa mais tarde.
O Sweatcoin, aplicativo da lista acima, pode ser uma coisa acéfala , por exemplo, uma vez que não implica investimento de tempo praticamente nenhum. Basta instalá-lo uma vez e depois deixá-lo correr e acumular moedas. A aplicação paga para andar – o que fazemos qualquer maneira – então não há literalmente nada que tenhamos que fazer. Daqui a uns meses, anos, talvez, é dar uma olhada e ver como está o saldo. Talvez tenhamos uma surpresa.
Outras plataformas, como o Cindicator vai exigir um pouco investimento de tempo. Utilização do Publish0x pode exigir muito, em especial se decidirmos também publicar.
O Cindicator tem um tokens nativo, e o Publish0x paga em diferentes tokens (agora principalmente BNTY).
Por exemplo, o Cindicator é um projeto interessante em que cada token pode, segundo alguns analistas, chegar facilmente a um valor entre os 5 e os 10 dólares, ou mesmo mais. Agora, cada token vale pouco mais do que 1 cêntimo. Eu estou fazendo cerca de 100 tokens CND em média por mês.
 Podemos dizer que o valor é ridículo e um desperdício de tempo. Mas…

• Para mim é uma espécie de jogo. Quanto tenho algum tempo livre e paciência coloco as minhas apostas.
• Não me ocupa quase tempo nenhum, Posso colcoar as minhas previsões no computador ou no smartphone.
• Enquanto faço as previsões tenho oportunidade de aprender com os sites recomendados e a perceber o funcionamento dos mercado, sendo mais acertivo nos meus cálculos.
• Estou a acumular e a guardar para o dia em que 1 CND vai valer pelo menos 10 dólares. Se a previsão for correta, significa que, quando tal acontecer, eu poderei estar hoje a garantir hoje um salário mensal de 1000 dólares de que usufruirei no futuro com esta brincadeira. As probabilidades de isso acontecer são muito, muito, muito maiores do que acertar no Euromilhões ou na lotaria.

unsplash-logoViktor Forgacs