O funcionamento das criptomoedas USDQ e Q DAO

O funcionamento das criptomoedas USDQ e Q DAO

Junho 13, 2019 0 Por Gonçalo Mendes

O USDQ é uma moeda estável (stablecoin) descentralizada, que usa algoritmos para oferecer maior estabilidade e confiabilidade. É apoiado pelo Bitcoin (outras 10 criptomoedas serão adicionadas no futuro). O sistema coloca todas as transações no blockchain e capacita os utilizadores a executar transações transfronteiriças, sem intermediários,  a qualquer momento e em qualquer lugar. O seu valor está indexado dólar (USD), ou seja, 1 USDQ é sempre igual a 1 USD. O design do ecossistema baseia-se fortemente em sistemas bancários fracionários. Em suma, o USDQ é uma moeda estável, voltada para o cliente e o Q DAO é uma moeda interna “operacional”.

Juntas, elas criam um ambiente seguro e estável para qualquer pessoa que queira estar protegida contra a volatilidade dos mercados criptográficos.

Os tokens QDAO e USDQ

São vários os vários fatores que impedem a adoção generalizada das criptomoedas. O maior delesé, toda a gente sabe, a alta volatilidade. Todos sabemos como o Bitcoin, a moeda mais antiga e popular, tem flutuado com preços oscilando entre os 3500 USD e os 20000 USD, em apenas um ano, em 2018.  Ninguém, ou quase ninguém, gosta desta disparidade de valores, porque, esta situação acarreta grandes riscos, e enormes perdas para a grande maioria das pessoas.

O USDQ foi pensado para combater os danos dessa volatilidade, trazendo estabilidade e conveniência.

Há outras moedas estáveis já em circulação, como o Tether (USDT),  provavelmente a mais conhecida e amplamente utilizada. No entanto, o Tether tem sido envolvido em várias controvérsias desde o início, algumas delas sem fim à vista. Embora o sistema deva garantir as reservas fiduciárias de 1 para 1 para todas as unidades de Tether criadas, o conteúdo do site foi recentemente alterado para dizer que o emissor vê não apenas dinheiro no banco, mas também vários empréstimos a outras empresas, como as reservas. Tanto os reguladores quanto os entusiastas da criptografia expressaram preocupações, o que pode ser um mau presságio para a Tether nos próximos meses.

O USDQ funciona de maneira diferente. Aqui, a moeda estável é indexado ao dólar americano e apoiado pelo Bitcoin (a que se juntarão outras no futuro). É semelhante a operações de empréstimo e sistemas bancários fracionários. A supercolarização é usada para mitigar possíveis mudanças inesperadas nos preços dos ativos.

O ecossistema USDQ é altamente transparente, já que todas as operações são registadas no blockchain imutável do Ethereum, aberto para consulta por qualquer pessoa e a qualquer momento. Os contratos inteligentes trazem automação para os processos de negócios e eliminam a necessidade de intermediários para garantir a confiança e evitar abusos.

Para determinar como o USDQ será viável no futuro, usamos os dois tokens usados ​​no ecossistema.

Como usar  Q DAO e USDQ

Q DAO é o símbolo de governança, autoriza os detentores a participarem na votação de novas decisões. É importante ressaltar que os detentores estão interessados ​​em ver os preços da Q DAO crescendo e, portanto, são incentivados a rever completamente as propostas e entregar as melhores decisões. Desta forma, Q DAO imbui maior democracia e descentralização, sobre a qual muitos projetos atuais de criptografia se atrasam.

Além disso, todas as taxas cobradas pelo uso do sistema podem ser pagas somente no Q DAO.

Para criar o USDQ, o utilizador tem de transferir Bitcoins para um Contrato de Dívida com Garantia (CDC). Isso acionará automaticamente o contrato inteligente para gerar USDQ e enviá-lo ao utilizador. Para alterar o USDQ de volta para ativos de criptografia, os utilizadores têm de pagar a quantia de USDQ que inserem e as taxas cobradas em Q DAO Tokens. Sempre que isso é feito, o USDQ é automaticamente destruído e o contrato de dívida garantido é fechado.

Além disso, ao obter USDQ diretamente no site da empresa, os utilizadores podem negociar USDQ em mercados secundários. É tão fácil quanto trocar Bitcoin ou Ethereum ou qualquer outra moeda.

Os comerciantes podem armazenar as duas moedas nas suas carteiras, garantindo maior segurança. A estabilidade e a facilidade de uso do USDQ abrem amplas faixas de adoção para empresas e consumidores finais.

Tether e USDQ

A principal diferença entre projetos como o Tether e o USDQ é a total transparência e abertura no funcionamento interno do USDQ. Todos os dados são facilmente acessíveis no blockchain, evitando assim os rumores, controvérsiasm, potenciais conflitos de ineteresse ou agendas ocultas.

A mecânica dos CDC garante que é impossível criar unidades falsas de USDQ, já que o contrato inteligente pode ser ativado somente depois de uma quantidade em Bitcoins ser inserida. O desenvolvimento do processo é sempre transparente. As partes interessadas podem rever o contrato inteligente, apresentado no site. As auditorias e revisões feitas pelos pontos são realizadas para garantir a mais alta qualidade do contrato inteligente. O rastreamento do site permite verificar todos os dados sobre cada transação, incluindo tempo, quantidade e valor de garantia.

Além disso, caso ocorra um evento “black swan”, ou seja, uma queda drástica nos preços do Bitcoin, o Q DAO é vendido nos mercados secundários. O valor do Bitcoin é liquidado para fazer um procedimento de recompra do USDQ, o que evita quaisquer perdas por parte dos utilizadores do sistema.

Ligações com interesse:

Adaptação de parte de um artigo de